domingo, 22 de março de 2009

Santa Cruz do Sul, RS


Catedral São João Batista, Santa Cruz do Sul, RS





















Localizada na zona central da cidade, em frente à praça Getúlio Vargas, a catedral São João Batista é um dos maiores templos da América do Sul em estilo neogótico tardio. Suas dimensões são: 80 metros de comprimento, 38 metros de largura, 26 metros de altura na nave central e suas torres alcançam 82 metros.

Catedral São João Batista, Santa Cruz do Sul, RS


Catedral São João Batista, Santa Cruz do Sul, RS


A pintura existente atrás do altar chama-se "Grupo da Cruz", tendo como autor Arno Seer e, posteriormente, Roman Riesch. O custo da catedral foi de mil réis.

Parque da Gruta, Santa Cruz do Sul, RS



Localizado a 2 Km do centro da cidade (partindo da praça da bandeira), o Parque da Gruta é um dos recantos mais acolhedores da região. A gruta lá existente é de origem natural, resultante de um processo de erosão. Não foi encontrado dentro da Gruta vestígios da presença de indígenas. Os vestígios de indígenas foram encontrados nos arredores da Gruta.
O parque possui uma extensão de 17,4 hectares dotado de belos recantos naturais e uma área de lazer. A Prefeitura Municipal montou uma estrutura apta a receber centenas de pessoas, com churrasqueiras espalhadas pelo parque, banheiros, playground, restaurante, lancheria e barquinho de pedal em um dos lagos.
O Parque da Gruta passou por uma reforma total tendo sido dotado de infra-estrutura turística completa, tendo dois lagos artificiais, passeio da cascatinha, cascata, minizoológico, teleférico com 272 metros de comprimento passando por cima de um lago e em meio a mata, sendo que uma grande parte da área á mata nativa e trilha Ecológica que vai até a cascata.

Parque da Gruta, Santa Cruz do Sul, RS


sábado, 21 de março de 2009

Encontro das águas, Manaus, AM


Indo ao "encontro do Encontro" das Águas, Manaus, AM **vídeo**

Navegando pelo Encontro das Águas, Manaus, AM **vídeo**

Nesse vídeo o barco chega ao Encontro das águas dos rios Solimões e Negro, e passa a trafegar por ele.

Encontro das águas, Manaus, AM

O Rio Amazonas é formado pelo encontro das águas dos rios Solimões e Negro. Esses rios têm densidades diferentes, temperaturas diferentes e velocidades diferentes, e isso faz com que suas águas, ao se encontrarem, não se misturem por vários quilometros, criando um efeito visual espetacular (clique na foto para entender melhor os elementos).

Encontro das águas, Manaus, AM


Este é o ponto onde o Rio Solimões (à direita, mais claro) e o Rio Negro (à esquerda, mais escuro) encontram-se, passando a chamar-se Rio Amazonas, maior rio do planeta, tanto em volume de água, quanto em comprimento, com 6.992,6 km. Supera o Rio Nilo em aproximadamente 140 km, e tem a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de km2. No seu ponto mais largo atinge 11 km de largura na época seca, que se transformam em 50 km durante as chuvas.

Encontro das águas, Manaus, AM **vídeo**

Ao gravar este vídeo, eu cometi um impropério: chamei o encontro das águas de "foz do Amazonas"... deve ter sido a emoção... "foz" é onde o rio deságua, ou termina... desculpa aí !

Lago da Usina de Machadinho, divisa SC/RS


Usina Hidrelétrica de Machadinho, divisa SC/RS


A Usina Hidrelétrica de Machadinho está localizada no Rio Pelotas, logo após a divisa dos estados de SC e RS. A estrada que leva à cidade de Machadinho/RS passa sobre a barragem que forma o lago, e a divisa entre os estados é cruzada exatamente sobre a barragem.
A usina tem potência instalada de 1.140 MW, com 3 unidades geradoras de 380 MW cada.

Represa da Usina de Machadinho, RS


Borboleta de duas cabeças, Paranaguá, PR


Essa doeu, né? São duas borboletas acasalando. Se alguém souber a espécie delas, por favor me informe!

(Besouro em) Paranaguá, PR


Se alguém souber que bicho é esse, me diga !

Rio do Sul, SC


Bosque Alemão, Curitiba, PR


Fraiburgo, SC


Fraiburgo, SC


Farroupilha, RS


Farroupilha, RS


Farroupilha, RS


Farroupilha, RS




Farroupilha, RS


quinta-feira, 19 de março de 2009

Largo de São Sebastião, Manaus, AM


O Largo de São Sebastião é um espaço revitalizado pela Secretaria de Cultura, fica localizado no centro histórico da cidade de Manaus. Integram o Largo, o Teatro Amazonas, a Igreja de São Sebastião, o Núcleo de Artes Plásticas do Centro Cultural Cláudio Santoro, Casa J. G. Araújo, Casa do Restauro, Casa Ivete Ibiapina e Casa das Artes, que excetuando-se Igreja de São Sebastião, todos são espaços culturais. Oferece diariamente várias atividades, tais como: passeio de charrete, teatro história, dança, música, fotografia, vídeo, artes plásticas ao ar livre.

Teatro Amazonas, Manaus, AM


O Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, foi construído em 1896 pelo Capitão Engenheiro Eduardo Gonçalves Ribeiro (Governador do Estado).
A cúpula colorida não fazia parte do projeto original do teatro, foi adquirida na Casa Koch Frères (França) e sua pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido original em verde, azul e amarelo, é uma analogia à bandeira brasileira, sendo composta de 36.000 peças de escamas cerâmicas esmaltadas e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia (região administrativa da França, localizada a leste do país, junto às fronteiras alemã e suíça; sua capital e maior cidade é Estrasburgo). Na cúpula incluem-se tirantes, vigas, consolos, caibros e pára-raios.

Maquete do Teatro Amazonas, Manaus, AM


Maquete doada ao Teatro Amazonas pela Empresa Recofarma Indústria do Amazonas Ltda. em março de 2001, sendo exposta ao público em julho de 2006. É composta por 30.000 peças de Lego, medindo 1,15cm de largura x 1,90cm de comprimento x 1,10cm de altura.

Teatro Amazonas, Manaus, AM


Teatro Amazonas, Manaus, AM


Teatro Amazonas, Manaus, AM **vídeo**

Durante minha visita ao interior do Teatro Amazonas, tive a oportunidade de prestigiar um ensaio da Filarmônica de Manaus. Nesse vídeo mostro um trecho do ensaio, e uma vista geral dos balcões e teto da platéia.

quarta-feira, 18 de março de 2009

(Michael Jackson em) Manaus, AM **vídeo**

Na Zona Franca de Manaus você pode comprar de tudo (ou quase). Lá tem até Michael Jackson (ou quase...)

domingo, 15 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

Farol da Barra, Salvador, BA


Praia da Barra, Salvador, BA


(Por do sol na) Praia da Barra, Salvador, BA


Feira de Artesanato, Ouro Preto, MG


Artesanato em Pedra-Sabão, Ouro Preto, MG


Pico do Itacolomi, Ouro Preto, MG


o Pico do Itacolomi impõe um ar místico ao cenário histórico de Ouro Preto e Mariana. Em tupi guarani, o nome quer dizer "a pedra e o menino" (ITA - CORUMI). Para os índios, o pico era visto como o "filhote" da montanha. É fácil perceber isso: uma pedra imensa, com outra menor ao seu lado.

Pico do Itacolomi, Ouro Preto, MG

Ilhéus, BA


Ilhéus, BA


Ilhéus, BA


terça-feira, 10 de março de 2009

Avião decolando, Ilhéus, BA **vídeo**

A pista do aeroporto de Ilhéus começa a apenas alguns metros da rua, e pouco elém desta, está a praia. Veja no vídeo a pequena distância a que os aviões pousam e decolam da rua. Quando se está chegando (pousando) tem-se a impressão que o avião vai pousar na areia...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Brasília, DF


Vista aérea onde se vê em primeiro plano o Paranoá, em seguida a Ponte Juscelino Kubischek sobre o Lago do Paranoá, e seguindo a pista, lá ao fundo, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios.

Lago do Paranoá, Brasília, DF


Ponte JK, Brasília, DF


São Luis, MA


São Luis, MA


São Luis, MA